Desafio do Tubarão Branco

Eu acredito que no mundo, podemos mais do que aquilo que as pessoas esperam de nós. E como eu sou Coach, eu gosto de desafiar as pessoas a fazerem e realizarem mais para suas vidas, tanto dos empresários que ajudo, quanto das pessoas que querem desenvolver Inteligência Emocional

Mas infelizmente existem pessoas, na realidade monstros, que propõe desafios e jogos doentios pra provocar morte e dor … e a minha posposta aqui é pegar algo que pode parecer mortal como o Tubarão Branco e mostrar que você pode sim, ter uma vida Extraordinária

E pra você entender, antes de propor o desafio, eu vou comparar a vida de um pequeno peixe e a vida de um Tubarão Branco.

Os pequenos peixes, vivem de qualquer jeito, sempre fugindo dos predadores. Mas qual o final tradicional de um pequeno peixe? Um predador vai pegar ele, seja um peixe maior ou mesmo vai ser pescado pra virar Sushi!

O Tubarão Branco, não tem predadores, come o que quiser e quando quiser. Nada por todos os mares e até nós humanos, temos medo dele.

E eu acredito que você pode ser esse Tubarão Branco, não para machucar as pessoas, mas pra ter sim, uma vida sem medos e sem limitações que a média da sociedade, a mídia e o governo querem impor pra você

50 passos do Desafio do Tubarão Branco:

    1. Tenha um grande SONHO: As vezes, quando somos crianças, acreditamos que podemos Ser, Fazer e Ter tudo o que queremos. Mas no decorrer do tempo, nos ensinam que tudo isso é bobagem e vamos deixando de lado nossos sonhos. E passamos agora a viver o sonho de outras pessoas. Mas, Sonhar é o primeiro passo para realizar coisas extraordinárias.
    2. Tenha uma MISSÃO: Missão não é algo como no exército que você faz e acaba. Aqui é diferente. É algo que vai fazer você acordar pra realizar isso, pra viver isso. Pra saber o que você veio fazer aqui na terra.
    3. Descubra seus TALENTOS: Isso vai ajudar você na criação da sua Missão. Todo mundo tem dons e talentos interno. O que você faz bem? O que você ama fazer? O que você se destacou? O que você faz que as pessoas te elogiam? Quais são os comportamentos que evidenciam esses talentos? Quanto mais você exercitar, mais vai desenvolver
    4. Estabeleça METAS: Tenha um objetivo claro daquilo que você quer alcançar. Talvez o sonho seja realmente grande, mas ter metas, vai te deixar cada vez mais próximo do seu sonho, independente se vai sair da forma que você quis, o importante é seguir em frente
    5. Tenha FOCO: As pessoas com FOCO as vezes tem sucesso. Sim, as vezes porque as pessoas têm o foco na direção errada, indo para direção oposta de onde queriam chegar. (Ex.: Meu foco é construir uma família feliz fazendo com que meus filhos fiquem o máximo de tempo possível seguros perto de mim de onde eu possa saber exatamente tudo o que eles podem estar precisando e protege-los de qualquer perigo desse mundo maluco em que vivemos hoje. – Isso é muito mais um foco em CONTROLE do que em FELICIDADE)*
    6. Faça seu PLANEJAMENTO: É incrível, mas você sabe que precisa planejar, mas você faz isso? Querer planejar não é planejar! As pessoas estão sempre reagindo e improvisando, fazendo as coisas de qualquer jeito, por isso não conseguem.
    7. TRABALHE muito: Muitas pessoas querem conquistar coisas importantes na vida, mas não querem trabalhar todos os dias pra isso. Não é apenas esforço, mas trabalhar de forma inteligente e produtiva.
    8. Exercite sua CRIATIVIDADE: Isso não é um talento propriamente disso, as pessoas desenvolvem criatividade a medida que exercitam isso, então, exercite todos os dias.
    9. Busque os RECURSOS necessários: Nem sempre vamos ter os recursos necessários, o jeito é começar do jeito que dá, sem recurso mesmo. Se você esperar estar perfeito pra começar, então não vai fazer nada nunca.
    10. Tenha PERSISTÊNCIA: Não desista na primeira tentativa, nem na segunda! Faça e corrija os erros! Quebrar a barreira inicial é o primeiro grande desafio quando se coloca a mão na massa.
    11. Descubra o seu POR QUE: Por que você quer isso? Alcançar esse Sonho? Sem a motivação certa, sem saber o Por Que você está fazendo isso, quando você conseguir, como vai partir para o próximo Sonho?
    12. Conte seu SONHO pras pessoas: Se você tem medo de mal olhado ou qualquer superstição em torno de contar seus projetos, pare com isso. Tornar pública a sua intenção você já aumenta suas chances de conseguir o que quer. Pode aparecer pessoas que tenham o mesmo sonho ou pessoas que podem contribuir.
    13. COMPROMETA-SE com seu sonho: Contar o sonho não é suficiente! Você precisa fazer coisas que te deixem cada vez mais perto dele. O comprometimento pessoal é algo muito forte!
    14. Saia da sua ZONA DE CONFORTO: Sim, o ser humano tende a se acomodar, mesmo que a situação esteja ruim. Nos acostumamos com tudo. Esteja sempre em movimento, experimentando sair um pouco e voltar pra sua Zona de Conforto. Por que vai chegar uma hora que algo vai acontecer que vai fazer isso, você pronto ou não.
    15. Prepare sua MENTALIDADE: Pessoas de sucesso fazem coisas diferente do que a maioria das pessoas. Uma dessas coisas é andar com pessoas que sabem mais do que elas, pra aprender a pensar como elas. Livros dessas pessoas são um bom ponto de partida
    16. GANHE MAIS do que Gasta: A grande maioria da população gasta tudo o que ganha, por isso tem tanta gente endividada. Se você ganha 1 mil, viva com 800,00. Se passar a ganhar 1.200,00 não aumente seu padrão de vida imediatamente. Use isso pra formar seu patrimônio
    17. GANHE PRIMEIRO, gaste depois: Sei que é óbvio, mas você faz? A pessoa sabe que um valor importante vai chegar, e ela sai gastando mais do que o valor que vai receber, e as vezes nem recebe.
    18. Faça um BALANÇO patrimonial: Analise suas finanças e estabeleça metas de curto, médio e longo prazo.
    19. Tenha liberdade de ESCOLHA: Muita gente vive com uma opção de escolha, ou duas, que as deixa num dilema. Na vida precisamos ter opções, por isso tenha sempre 3 opções, pra você poder escolher o que é melhor pra aquilo que você quer pra sua vida.
    20. Fique RICO para Ajudar outras pessoas: Como uma pessoa que tem apenas um pão pode alimentar outra pessoa? Quando mais você ganha, mais pode ajudar as pessoas.
    21. Só prometa aquilo que você pode CUMPRIR: É bem difícil, mas você precisa ser fiel a sua palavra. Exercite isso todos os dias, nas pequenas coisas.
    22. Concentre-se nas suas FORÇAS: Avalie todas as suas Forças e se concentre nisso, pra você poder enfrentar as situações difíceis com aquilo que você tem.
    23. Mitigue as AMEAÇAS: Problemas externos possíveis devem ser avaliados pra que você se proteja disso ou elimine pra que seu projeto aconteça com menos entraves
    24. Analise suas FRAQUEZAS: Avalie as suas Fraquezas, aquilo que você tem deficiência pra achar soluções pra esse problema ou pedir ajuda profissional
    25. Agarre as OPORTUNIDADES: As vezes, vão chamar ela de Crise, mas é só um apelido maldoso pra Oportunidade. Problemas são oportunidades disfarçadas.
    26. Cuide da sua SAÚDE: Separe tempo pra você cuidar bem da sua saúde, alimente-se bem e claro, elimine os vícios
    27. Estude muito: Não digo, só faculdade … Estude coisas que não ensinam na escola, como liderança, falar em público, vendas, desenvolvimento pessoal
    28. Invista em AUTOCONHECIMENTO: Descubra seus Valores, Pontos Fortes, Talentos e Missão de Vida.
    29. Participe de um GRUPO: Você é a média das 5 pessoas que você mais convive. Crie um grupo que te apoie nos seus projetos, onde vocês possam trocar informações, técnicas e experiências únicas. Esse grupo é pra crescimento contínuo. Eu tenho o meu!
    30. Tenha um MENTOR: Tenha uma referência de sucesso e aprenda com quem já venceu.
    31. Faça coisas fora da CAIXA: O que é caixa? É tudo o que foi programado em você, o que as pessoas medianas fazem. Outra palavra pra Média é Medíocre, e isso não é palavrão. Veja no dicionário! Não estou te ofendendo! Fazer coisas fora da Caixa é fazer mais do que todo mundo faz, é crescer e se desenvolver.
    32. Faça um BACKUP programado: Organize seus dados e arquivos eletrônicos. Tenha esses dados na Nuvem (Servidor de arquivos como OneDrive, GoogleDrive, Dropbox)
    33. DESCARTE o que não serve: É literalmente, mas nem tudo é lixo. Pode ser aquelas camisas que você usou uma vez, mas que tem 2 anos que você não usa. Claro que lixo, é lixo! Não dê coisas rasgadas e sem condição adequada de uso. Descarte, roupas, eletrônicos, eletrodoméstico, bugigangas, enfim, coisas que você não usa. Descarte também emoções negativas.
    34. ORGANIZE sua casa: Faça uma limpeza geral (aproveitando o embalo do descarte). Veja armários, closet, gavetas, documentos e dê o destino da tarefa acima.
    35. AME as Críticas: As críticas é uma forma de te dizer que você precisa crescer. Mesmo em situações ruins, se pergunte: O que eu preciso aprender com essa situação.
    36. CUIDADO com conselhos de pessoas externas ao problema: As vezes a sua esposa, parentes e amigos vão te encorajar a fazer algo que você não deve fazer. Eles fazem isso pra te proteger, pra evitar o problema. Ouça, avalie e pondere. De preferência, só tome uma decisão após as emoções passarem. Mas lembre-se que a decisão e a responsabilidade é sempre sua.
    37. Se permita CHORAR: Nem tudo vai dar certo, seu emocional vai oscilar. E não tem problema chorar, mas faça isso no segredo do seu quarto. Segure a barra, enfrente o que vier e se prepare porque vai ser difícil. Mas em casa, ou no seu banho simplesmente deixe isso sair de você. Mas quando sair desse seu espaço secreto, demonstre força e coragem, mesmo que seu corpo diga o contrário.
    38. Fortaleça sua FÉ: Eu não estou falando de religião, vou usar o Cristianismos como exemplo, mas você traz pra aquilo que você acredita. A Fé é certeza daquilo que não se vê com os olhos naturais. É preciso criar essa realidade primeiro na sua mente, pra que isso possa se tornar real. Sem Fé, é impossível agradar a Deus. Tem muita sabedoria nessa frase.
    39. Tenha momentos de DIVERSÃO: Mesmo com tanta coisa acontecendo, se permita um pouco de diversão. Passar um tempo com amigos, fazendo algo que goste. Mas não use isso como fuga! Primeiro trabalho e depois diversão.
    40. COMEMORE suas pequenas vitórias: Tem muita ciência por trás disso, mas comemorar vai te ajudar a definir marcos de conquistas, e você vai ter mais força pra seguir em frente. Nosso cérebro PRECISA saber se está ou não no caminho certo. Precisa de indicadores para entender se está acertando ou errando.
    41. Seja RESPONSÁVEL: Sério! Você é o principal responsável por fazer isso acontecer. Não espere dos outros aquilo que você precisa fazer. Se não tem ninguém pra te apoiar, pra te ajudar… não tem problema. Não ache que elas são más ou que querem te derrubar, elas podem ter um bom motivo pra isso, pode ser até medo de você conseguir. Por que no fim, o sonho é seu e não delas.
    42. Aprenda a DESISTIR: Pra ter sucesso, você precisa desistir de muita coisa. As vezes pra alcançar o seu sonho, você vai precisar desistir de sair com os amigos, praticar um hobbie, dedicar o seu fim de semana, passar menos tempo com a família. Não sei! Avalie aquilo que você precisa desistir. Lembrando que o momento de desistir não é no momento da dor e do fracasso …
    43. Pratique o PERDÃO todos os dias: Perdoe sempre, tanto a si mesmo, quanto às pessoas que te magoaram e ainda vão te magoar. Perdoar não é esquecer, isso se chama amnésia. Perdoar não é quando você lembra e não sente mais dor. Isso é cura. Não é fácil! Mas lembre-se que você também precisa pedir perdão. Perdoar é se libertar. Pedir perdão é libertar a outra pessoa.
    44. Aprenda com seus ERROS: Pratique o Auto Perdão, você não vai acertar sempre. Tudo o que é feito pela primeira vez é medíocre. Apenas com o esforço contínuo é que você desenvolve novas habilidades, talentos e experiência.
    45. Demonstre AMOR pelas pessoas: Tão simples, mas você faz? Acredite, amar não é fazer sexo. Amar é um verbo, são pequenas ações que você faz todos os dias. Um sorriso, um abraço, um toque com as pontas dos seus dedos gelados na pele quente da sua esposa enquanto ela dorme, só pra ver ela gemer um pouquinho. É olhar nos olhos da sua filha e ver que ela retribui todo o amor que ela sente te olhando assim …
    46. Dê um abraço de 40 segundos: Permita-se abraçar e ser abraçado todos os dias. O abraço demorado faz bem pra sua alma e corpo. 40 segundos é uma sugestão, pode estender esse tempo.
    47. Faça uma PARADA estratégica pra avaliar: Se você parar alguns minutos para fazer um EXERCÍCIO de verificar tudo que fez, o quanto evoluiu, o quanto aprendeu e tudo que conquistou, quase sempre é muito mais do que você poderia imaginar antes dessa reflexão.
    48. Aprenda a Gerenciar suas Emoções: Controlar as emoções básicas que a neurociência mapeou como: Medo, Alegria, Tristeza e Raiva. Mas não somente isso, desenvolva competências emocionais como: Falar em Público, Empatia, Liderança …
    49. Seja sempre GRATO por tudo o que tem: Acredite, eu já fiz isso, no momento mais terrível da minha vida. Ser grato não é só quando tudo vai bem, mas essencialmente quanto tudo está dando errado. Perdão é um desafio grande, mas ser grato na dor extrema, na doença mortal, no vale de ossos secos, na noite mais escura da sua vida é talvez a coisa mais difícil. E não é da boca pra fora, é de verdade.
    50. CELEBRE sua vitória: Quando ela chegar, quando você tiver conquistado, celebre! Não sei como você vai fazer isso, mas é importante celebrar essa realização. E agora você está pronto! Parabéns!

 

 

Agora que você chegou no final, sabe agora que para ter essa Vida Extraordinária, não é apenas fazendo as tarefas mecanicamente, você deve aproveitar essa grande jornada, vivendo cada dia, cada desafio, cada momento bom ou ruim e extraindo aprendizados de tudo isso.

Mas o problema, não é o problema, é o que você vai fazer em relação a esse problema.

E o grande problema é que as pessoas deixaram de sonhar, e tudo começa com um sonho na mente de alguém. Porque o teu cérebro vai buscar meios, caminhos de alcançar isso.

Na medida que você passa a alcançar esses primeiros resultados, você passa a ter sonhos maiores e vai alimentando esse ciclo e quando olha pra trás você vê que mudou completamente sua vida.

Algumas pessoas, porém, não acreditam que são capazes de alcançar um sonho muito grande porque se ela sonha com algo enorme e alcança menos, ela tem medo de se frustrar.

Mas não é bom ter um resultado positivo? Mesmo não alcançando o sonho completo? Apenas pessoas fracassadas acreditam que vão se frustrar se não alcançar o sonho grande.

As pessoas são felizes durante a jornada, ela se desafia e se desenvolve como pessoa, porque o importante não é o que você tem, mas quem você é, quem você se tornou.

As pessoas não fracassam, elas desistem!

Se as coisas não estão funcionando hoje, experimenta mudar o que você está fazendo e tentar fazer coisas novas.

Steve Jobs, disse que: Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.

O seu final de ano é um reflexo do que aconteceu com você durante o ano e talvez você tenha visto uma realidade que outras pessoas criaram ou que a mídia mostrou.

Te convido a sonhar agora mesmo para que esse ano seja o melhor ano da sua vida, porque os problemas e as crises acontecem durante a jornada, mas o importante é quem você será.

Destrua aquilo que te aprisiona
Dê o seu primeiro passo
Não existe FRACASSO
Tenha o CONTROLE da sua vida
Comece Antes que seja TARDE
Valorize as PESSOAS
Tenha prazer no seu TRABALHO
Tenha confiança no SUCESSO
Felicidade é uma Decisão…
Não algo que encontramos
A felicidade não é um ponto de chegada,
felicidade é construída durante a Jornada

Autor:
Coach João Guilherme Barros

Co participantes:
Coach Maria Angélica Nascimento – http://www.coachmariaangelica.com.br/
Coach Gerdeon Lana – http://www.gerdeonlana.com.br/
Coach Rhuan Christo – http://www.rhuanchristo.com.br/

* Texto original, adaptado do Coach Bruno Juliani

About The Author

Coach João Guilherme

Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos.

Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching.

Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo.

Mentor de Coach e Empresários

Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/)

Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário