É possível evoluir dentro da sua Zona de Conforto?

Poucas pessoas querem realmente sair da sua zona de conforto. E todo mundo tem essa tal zona de conforto. Mas eu não vou chamar de zona de conforto. Por que na maioria das vezes, a pessoa está bem longe de se sentir confortável.

E conforto é exatamente o que ela não tem. Por isso, eu não vou chamar de zona de conforto.

Vou chamar isso de Zona de Segurança!

Pessoas que vivem o tempo inteiro na sua zona segurança estão sem energia, não tem animo, ou vive estressada. Parece que o dia não rende e sempre esperam a sexta-feira chegar para ‘tentar viver’.

Você tem uma zona em que você se sente seguro. O teu cérebro entende que você esta seguro. E você vive dentro dessa zona de segurança.

Bom isso é bem superficial, mas é suficiente pra você entender o que você precisa fazer.

Toda vez que você inicia uma atividade nova, o teu cérebro começa a gritar e entrar em estado de emergência! Ele começa a sinalizar que você está fazendo uma atividade fora da sua zona de segurança!

O que o teu cérebro vai fazer contigo? Imediatamente, ele vai te dar um monte de plausibilidades pra você voltar para tua zona de conforto.

Algumas coisas que podem vir a sua mente é:

  • Vou deixar para amanhã porque não está chovendo
  • Tem muito transito aqui (pra quem tem medo de dirigir)
  • Isso não é pra mim
  • As pessoas estão certas, eu não sirvo pra isso
  • Eu vou perder muito tempo.
  • Não tem ninguém pra ir comigo.

Quando você for tentar criar um hábito novo, o teu cérebro vai te dar um monte de plausibilidade pra você voltar pra tua zona de segurança.

Neuro-cientificamente, o teu cérebro demora em torno de 21 dias à 70 dias para adquirir um novo hábito.

O cérebro tende a pegar aquele novo habito que você repetiu por 21 dias. Não é que ele vai jogar esse novo hábito para dentro da sua zona de segurança. Você vai expandir sua zona de segurança. E agora você criou um novo hábito

E em 21 dias ou até 70, dependendo de quantas vezes você pratique, o teu cérebro vai ter transformado aquela atividade em um novo hábito, expandindo sua zona de segurança.

Como Expandir sua Zona de Conforto e Crescer?

Zona de PerigoAo contrário do que se possa imaginar, você não sair totalmente da sua zona de conforto, mas você deve entender quais são os seus limites, potenciais e os riscos reais (e não aquile risco que você acredita que tem). E para conseguir isso, você precisa investir no seu desenvolvimento pessoal

Para se desenvolver, você precisa ler livros, assistir palestras, seminários, ouvir podcast e para se desenvolver mais rápido, fazer sessões de Coaching, por isso, independente do resultado, trabalha-se o foco e o desenvolvimento pessoal nas primeiras sessões, para só depois aplicar ferramentas pra entrar em ação e expandir a zona de conforto.

Assim, a pessoa vai se desenvolver e se colocar em movimento, fazendo sempre um pouco a mais para desenvolver Comportamentos, Habilidades e Atitudes que serão importantes pra alcançar os resultados que busca.

Todas as sessões eu gosto de passar tarefas e atividades para que o cliente execute até a próxima sessão. Foi o caso de uma cliente que tinha vergonha de vender e talvez, oferecer para desconhecido seria para ela entrar na Zona de Perigo. A solução foi muito simples, mas poderosa! Eu perguntei se ela não teria 3 amigos que fossem 100% honestos e imparciais. E claro, ela disse que tinha. Foi então que eu perguntei se ela não poderia oferecer uma degustação do seu produto para que eles avaliassem e indicassem para outros amigos.

O Resultado? Toda uma série de eventos ocorreram em conjunto com as outras sessões de Coaching que permitiram ela ter uma carteira de clientes fieis, antes mesmo de sair do emprego que ela tinha em paralelo com o negócio que ela estava criando.

Espero que você tenha agora novas ideias para colocar em prática e sair da sua Zona de Segurança e entrar na sua Zona de Aprendizagem! Agora vai e coloca em prática!

Se você gostou, curta e compartilhe esse artigo. E se você tiver dúvidas ou sugestões, comente abaixo.

 

 

 

About The Author

Coach João Guilherme

Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor de Coach e Empresários Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário