Ferramentas de Coaching

Todas as Ferramentas de Coaching tem um único propósito: – Extrair do Coachee aprendizados! E esses aprendizados veem de várias formas mas principalmente:

  • Realização de Tarefas
  • Estar presente para ações que ele precisa fazer
  • Tomar decisões verdadeiras
  • Agir
  • Sair da Zona de Conforto
  • Desenvolver Atitudes
  • Desenvolver Comportamentos

As Ferramentas de Coaching são baseadas em diversas áreas do conhecimento como Administração, Gestão de Empresas, Empreendedorismo, Psicologia e Neurociência.

É sempre bom deixar claro que o que define qual é a ferramenta ideal para um determinado Coachee é a experiência do Coach naquele Nicho de atuação. Para empresários, as ferramentas de Business Coaching são as mais indicadas, já no Life Coaching, é trabalhado mais Ferramentas de Auto Conhecimento e Planejamento Pessoal.

Mas isso não é regra, pois cada Coachee tem necessidades particulares e pode acontecer de você ter estabelecido uma sequencia de ferramentas para um Processo de Coaching e mudar tudo por perceber que outras ferramentas poderiam ajudar mais.

Exemplos de Ferramentas de Coaching

Roda da Vida: Essa é a ferramenta mais clássica, geralmente aplicada em palestras, onde cada pilar (variando de 8 à 12) recebe uma nota (variando de 0 à 10). Esses pilares abrangem áreas pessoais, carreira, família e podem variar de acordo com o Coach. É possível fazer vários tipos de “Rodas”, focadas em Competências, Atitudes e Comportamentos para áreas bem específicas. Por exemplo: 10 Competências do Empresário, 10 Competências do Concurseiro, 10 Atitudes de Grandes Líderes ou 10 Competências do Coach.

Resultados Esperados: Essa é a sessão inicial de muitos processos, mas que pode receber nomes e critérios diferentes como por exemplo, descrever uma Jornada ou Caminho a ser percorrido. Nessa ferramenta, são anotados todos os detalhes do que o Coachee quer alcançar e o Coach vai avaliar a partir dai, como serão as próximas sessões, ou mesmo, dispensar o Coachee, por entender que ele não está pronto para o processo.

Valores: Os valores governam nossas decisões e é no momento de decisão que o nosso destino é traçado. Essa é uma ferramenta muito importante num processo de autoconhecimento. O Coachee tem uma visão do seu processo decisório e passa a tomar melhores decisões quando conhece os seus Valores.

SWOT: Pode ser Pessoal ou Estratégico. É como numa empresa, onde o Coachee reconhece seus pontos fortes e pontos fracos e estabelece ações para eliminar ou mitigar esses pontos negativos. É uma ferramenta que veio da Administração e que possui conceitos do livro A Arte da Guerra de Sun Tzu.

Mindmap: Ou Mapa Mental, é uma ferramenta ampla que dentro de um processo de Coaching pode ser usada pra estabelecer ideias e pensamentos. O Coach pode estabelecer um esqueleto de opções para que juntamente com o Coachee, seja preenchido os elementos faltantes. Particularmente, eu utilizo para Empresários, onde eu tenho esse esqueleto e mapeio as ideias do Coachee pra que ele tenha uma visão macro no negócio como um todo.

Crenças Limitantes: Durante o processo, o Coach anota as frases mais marcantes e ditas em momentos de forte emoção ou que são repetidas durante o processo. Antes do processo terminar, o Coach faz essa sessão para trazer essas questões para o Coachee. É preciso muita sensibilidade para que o Coach trate dessas crenças que estão limitando ou impedindo que o Coachee avance e alcance o resultado esperado.

SOAR/DISC: São ferramentas de avaliação comportamental ou Assessment que são aplicadas por profissionais que fizeram o curso específico para aplicar essas ferramentas que possui um custo por aplicação. Elas trazem muita informação para o Coach e para o Coachee que podem juntos traçar estratégias para avançar ainda mais no processo.

Existem centenas de Ferramentas de Coaching, se não milhares, além das suas variações. Cabem o Coach aprender e aplicar bastante para adquirir experiência e fazer adaptações para uma necessidade específica, sem perder a essência da ferramenta.

Essas ferramentas pode provocar grandes mudanças, não apenas para melhorar desempenho ou atingimento de metas, mas também promover a auto estima, motivação e crescimento pessoal.

Cabe ao Coach, aplicar não apenas a ferramenta, mas as técnicas de Coaching apropriadas para ajudar a pessoa a alcançar não apenas o seu objetivo, mas também, ter ganhos adicionais com os aprendizados ao longo do processo de Coaching.

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About The Author

João Guilherme Barros

Especialista em Coaching Financeiro, Organização e Planejamento Financeiro Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.