O que é cliente Pro Bono?

Pro Bono é um termo muito usado em advocacia, mas que também é usado em Coaching com o mesmo significado. Na realidade, qualquer profissional pode ter clientes Pro Bono, de médicos à professores. Segundo a Wikipédia, o termo Pro Bono é uma palavra derivada do latim que significa “Para o bem do povo”.

A única diferença entre um cliente pagante e um cliente Pro Bono é que esse último não remunera o prestador do serviço, mas o serviço prestado ao cliente Pro Bono tem a mesma qualidade e é tratado sem distinção de um cliente pagante.

Para o Coach é excelente no começo de carreira para conquistar outros clientes pagantes e desenvolver melhor as competências profissionais. Mas mesmo um Coach experiente pode e deve continuar separando algumas vagas para atender clientes Pro Bono. Sabe porque? Porque o Coach faz o que ama.

Ninguém vira Coach por falta de opção. Um Coach ama o que faz, porque trabalhar em um emprego que não se ama é extremamente frustrante.

Ajudar uma pessoa que está hoje infeliz no trabalho a conseguir uma promoção ou mudar de carreira para que o Coachee (Cliente) possa também fazer o que ama é recompensador e nesse ponto, sempre haverá pessoas que não terão condições de pagar por um programa de Coaching e é para essas pessoas que o Coach Pro Bono é ideal.

É impontante destacar que tem diferença entre Sessão de Coaching Pro Bono e Processo de Coaching Pro Bono!

A Sessão Pro Bono é geralmente a primeira é serve para o Coach conhecer o problema do cliente mais a fundo para que busquem uma solução juntos ou não.

O Processo de Coaching Pro Bono são todas as sessões.

Por conta do meu tempo e do volume de clientes, hoje não realizo mais processo de Coaching Pro Bono. Ao invés disso, realizo palestras gratuitas sobre Educação Financeira com bastante conteúdo, e que já trazem muito resultado para quem assiste, além do conteúdo que disponibilizo gratuitamente na internet.

Como Viver de Coaching

Se você quer começar atuar como Coach, quer começar a ter clientes pagantes de Coaching e poder aumentar sua renda oferecendo seus serviços, em breve vamos abrir uma oportunidade para você.

Uma pesquisa realizada com escolas de Coaching mostrou que cerca de 2,2% das pessoas que se forma em Coaching conseguem ter clientes pagantes e ganhar dinheiro com a profissão de Coach.

Essa informação é interessante porque nós conseguimos fazer parte dos 2,2% através de um trabalho consistente e seguindo uma estratégia bem definida.

Conforme você vai atendendo os primeiros clientes que você atraiu com essa estratégia, você passa a conseguir depoimentos de pessoas gratas por você ter gerado muito resultado para eles.

Não tem como ganhar dinheiro sem gerar muito resultado para o cliente. Para mim é muito fácil gerar resultado financeiro para meus clientes, porque se aplicarem o conhecimento e seguirem as estratégias, isso realmente acontece.

Se você quer participar do próximo grupo de mentoria para Coach, envie o texto “Mentoria” para o Whatsapp (65) 9 9627-0201

Se você quer mudar sua vida Financeira, sair das dívidas e começar a fazer sobrar dinheiro para investir e ter renda passiva, envie o texto “Dinheiro” para o Whatsapp (65) 9 9627-0201

About The Author

João Guilherme Barros

Especialista em Coaching Financeiro, Organização e Planejamento Financeiro Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.