O que é Inteligência Emocional?

Todos nós precisamos precisamos mudar algo em sua vida, mas nem sempre é fácil dizer o que fazer pra mudar nossas vidas.

Você certamente conhece pessoas com um alto QI (quociente de inteligência), super inteligentes que conseguem aprender com extrema facilidade, resolver problemas matemáticos quem muita gente não consegue nem com uma calculadora, outras que são concursadas com altos salários, ou mesmo extremamente bem sucedidas em suas carreiras, mas não conseguem prosperar, se relacionar bem bom pessoas e ter uma vida próspera e feliz.

Existem também pessoas que não tem nem o segundo grau, que prosperam e ficam ricas, com um bom casamento, pais amorosos, se relacionado bem com as pessoas e estão bem espiritualmente. Essas pessoas tem o que é chamado de QE ou Quociente de Inteligência Emocional.

“… capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”

Daniel Goleman

Infelizmente, a vida não é perfeita e nossos pais fizeram tudo o que eles podiam pra nos dar a melhor educação e amor para que fossemos adultos felizes e realizados. Ou não, as vezes você não teve pais assim, sofreu violência, ou os pais foram ausentes, ou mesmo aprendeu a viver a vida igual aos que seus pais viviam, com dificuldades, um casamento ruim ou limitação financeira.

Eu tenho ótimos pais, e eles me passaram bons valores, mas não aprenderam Inteligência Financeira e por isso, financeiramente, eu estava vivendo do mesmo jeito que eles com dificuldade e limitação financeira. Por isso passei a estudar essas múltiplas inteligências e hoje ajudo pessoas a desenvolver o melhor que as pessoas podem ser.

Mas não foi tão simples descobrir isso, eu era bom em todas as matérias na escola, menos em matemática. Apesar de ter um QI acima da média (fiz o teste, os professores achavam que eu era burro), desenvolvi um bloqueio nessa área. Era uma criança calada e introspectiva, e apesar de me relacionar bem e brincar com meus amiguinhos, eu ficava muito quieto perto de adultos. Na adolescência era um cara tímido, retraído e com uma péssima auto estima, tinha medo de conversar com as meninas da minha idade e entrava em pânico só de pensar em falar com uma garota bonita.

Sem orientação, eu tive que sobreviver até entrar na faculdade pra ver se essa fase ruim passava. Para surpresa de muitos, entrei na faculdade com a 7ª melhor nota no vestibular e fui um dos melhores alunos da turma durante o curso, mas professores despreparados emocionalmente não me ajudavam, ao ponto do próprio professor gargalhar da minha dificuldade de apresentar um trabalho na frente da turma.

Quando comecei a trabalhar, percebi que eu precisava desenvolver algumas habilidades extras que não eram mencionadas pelos professores e as vezes eram mencionadas pelas empresas que estavam contratando, mas falavam de forma tão obscura que eu não entendia onde estudar essas coisas.

Comecei pela minha auto estima e a inteligência financeira, mas elas demoraram muito tempo, porque eu buscava em livros e no pouco material na internet da época. Mas mudanças acontecem rápido e a minha maior evolução foi quando apliquei em mim técnicas específicas pra evoluir áreas que estavam prejudicando meu desenvolvimento pessoal.

E eu me apaixonei tanto por desenvolvimento pessoal, que estou saindo da área de tecnologia e atuando como Coach de Inteligência Emocional e fechei parceria exclusiva com o Master Coach Polozi, um dos maiores Coaches do Brasil em Inteligência Emocional para ministrar Palestra de Inteligência Emocional em Cuiabá, Mato Grosso.

Durante a palestra eu vou aplicar duas ferramentas de Coaching pra te ajudar a identificar como está sua vida hoje e atuar em uma área específica que vai ajudar as outras áreas a crescer. Vou ainda explicar e identificar crenças que podem estar limitando o seu potencial.

Para participar clique aqui e se inscreva na Palestra de Inteligência Emocional, em breve eu vou entrar em contato com você, as vagas serão limitadas, por isso inscreva-se já.

 

About The Author

Coach João Guilherme

Formado em Ciências da Computação com Especialização em Gerenciamento de Projetos. Formado em Professional Coaching Practitioner pela Academia Brasileira de Coaching, atuando com Inteligência Emocional e Neurociência aplicada ao Coaching. Co-participação da criação do Livro de Neurociência: Ask Brain do Doutor Marcelo Peruzzo. Mentor de Coach e Empresários Mentor Convidado na MT stars (http://www.mtstars.com.br/) Participou de diversos cursos, treinamentos, workshops, congressos e seminários pra aprender aquilo que pode fazer a diferença na vida dos seus clientes, seguidores e amigos.

Deixe seu comentário